22 abril 2014

Alimentos Protetores

Oi meninas-moças!

Como foram o feriado de vocês? Ainda estou em Birigui/SP, mas daqui a pouco viajo para casa.

Lembra que eu te falei na terça passada que eu tive DSS e eu não pude deixar de compartilhar com vocês sobre o coração? Caso não, clique aqui para ver/relembrar.

Então, continuando daquele DSS que eu não escrevi tudo, resolvi dividir 3 etapas com vocês (para o post não ficar muito grande e também cada etapa é diferente), hoje é sobre alimentos protetores que faz bem ao coração, vamos ver o que é?


Verduras e legumes:
Grupos de alimentos que auxiliam no controle da obesidade, do diabetes, dos níveis de triglicérides e colesterol. Possuem baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, minerais e vitaminas. Sempre que possível preencha a metade do prato com esse grupo de alimentos.


Frutas:
Além de oferecer nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, as frutas são excelentes substitutos dos doces e sobremesas com açúcar, ajudam a controlar o peso e a glicemia. Para manter a saúde, consuma de 3 a 5 porções por dia.


Aveia:
Mais fibras, menos colesterol!
O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis, ajuda a diminuir e reduzir a absorção de colesterol, retardando a digestão das gorduras.


Peixes:
Entra nesta onda!
São ricos em ômega 3, principalmente os peixes do mar - sardinha, truta, linguado e atum. Alterne durante a semana as suas refeições com peixes, carne vermelha e aves.


Suco de uva - Vinho tinto - Chá verde:
Seus efeitos benefícios para o coração estão nos flavonoides, substâncias antioxidantes que agem no combate aos radicais livres e também por inibirem a oxidação do LDL (colesterol ruim), evitando assim a obstrução das artérias e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças do coração.


Azeite de Oliva:
Uma das principais fontes de gorduras saudáveis e de compostos antioxidantes, o azeite contribui para melhorar os níveis de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom), reduzindo a viscosidade do sangue.


Cremes Vegetais:
Contêm gorduras poli-insaturadas, ômega 3 e 6, que contribuem para níveis adequados de colesterol no sangue.


Soja:
Excelente fonte de proteínas, fibras e minerais, a soja auxilia na redução do colesterol, impedindo a formação de placas de gorduras nas artérias e melhorando a viscosidade do sangue, evitando assim, a formação de coágulos.



Fatores de risco como colesterol alto, hipertensão, tabagismo, obesidade,
sedentarismo e estresse frequentemente andam juntos. Fique Atento!
A presença de mais de um fator de risco aumenta a chance de
ocorrer doenças circulatórias, como
o infarto e derrame cerebral.
Confesso que alguns alimentos eu não sabia, como por exemplo, aveia e cremes vegetais.
Espero que tenha gostado e aprendido algo... nunca é tarde demais para aprender, né?

Para saber mais sobre isso e conheça o site dele: www.ameocoracao.com.br
Boa semana para vocês... beijinhos.

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