29 abril 2014

Diferença: Sal x Gordura x Açúcar!

Oi pessoinhas! Como vocês estão?

Sabe aquele DSS que eu tinha comentado sobre o que fazia bem ao coração? Caso não, clique aqui para relembrar/ver e também fiz outro post sobre Alimentos Protetores, clique aqui. Então, comentei que tinha 3 etapas? Pois é, este é o último.

Vamos entender melhor a diferença de Sal x Gordura x Açúcar: eles só são inimigos do coração se você deixar!!!


~> Sal

Conheça a diferença entre sal e sódio:
O sódio é um elemento químico encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e também em muitos outros alimentos. Geralmente os rótulos de alimentos apresentam apenas a descrição da quantidade de sódio. Isso acontece porque estes alimentos contêm outros conservantes que têm sódio.

O sal é a principal fonte de sódio da alimentação, mas não é a única!

Atenção!
O sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes, adoçantes (como o ciclamato de sódio e a sacarina), bicarbonato de sódio, realçadores de sabor, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça), alimentos defumados e congelados.

Curiosidade: O brasileiro ingere, em média, 12g de sal por dia. O valor recompensado de sal pela OMS é de 5g ou 1 colher de chá rasa/dia.



~> Gordura

As gorduras são componentes fundamentais para a formação de todas as células do organismo, absorção de algumas vitaminas, síntese de hormônios, produção e armazenamento de energia. São encontradas em alimentos de origem animal e vegetal.

Algumas formas de gordura são produzidas no organismo, outras são obtidas a partir da ingestão de alimentos, logo se não houver bom senso e equilíbrio na escolha, preparo e consumo, corre-se o risco de desenvolver algumas doenças, principalmente as do coração. Confira algumas recomendações:
* Habitue-se a verificar o conteúdo dos tipos de gordura nos rótulos de alimentos. Escolha aqueles com os menores teores de gordura saturada e sem gordura trans.
* Escolha leites e derivados com baixo teor de gordura, com leites desnatados ou semidesnatados, iogurtes desnatados e queijos com baixo teor de gordura.
* Substitua carnes gordurosas (gordura saturada) por carnes magras. Sempre retire a gordura aparente antes de consumir.
* Sempre que possível, troque carne vermelha por frango sem pele, peru ou peixes como cavala, arenque ou salmão, ótimas fontes de gorduras "boas" (insaturadas).

Gorduras inimigas:
~> Gorduras saturadas: encontrada nas carnes gordurosas (picanha, costela, contrafilé), leite integral e derivados, polpa e leite de coco e no azeite de dendê. A ingestão dessa gordura em excesso é a principal causa do aumento do colesterol total e do LDL - o colesterol ruim, no sangue.
~> Gorduras trans: encontradas em produtos como salgadinhos de pacote, biscoitos e pães recheados, alimentos com consistência crocante, bolos e margarinas duras. Quando consumidas em excesso causam elevação do colesterol sanguíneo, com uma desvantagem maior de aumentar o LDL e reduzir o HDL - o colesterol bom.

Gorduras amigas:
~> Gorduras poli-insaturadas: ômega 3 e 6 são exemplos desse tipo de gordura. Elas são responsáveis pela redução dos triglicérides e controle dos níveis de colesterol total e do LDL (colesterol ruim). Estudos mostram que as poli-insaturadas têm efeito ainda mais benéfico do que as monoinsaturadas. Podem ser encontradas em alimentos como óleos vegetais (soja, girassol e milho), linhaça, peixes de água fria (sardinha, atum, cavala) e nos cremes vegetais.
~> Gorduras monoinsaturadas: auxiliam na redução do colesterol total e do LDL. São gorduras presentes nos óleos de oliva, canola e soja, oleaginosas (castanha, amêndoas, nozes), azeitona e abacate.



~> Açúcar

Além de não conter nutrientes e possui muitas calorias, o açúcar atualmente é um dos maiores vilões da obesidade.

Seu consumo vem se elevando a cada ano, favorecendo não só o ganho de peso, mas também aumentando o risco de diabetes, um dos principais fatores para o aparecimento de doenças do coração.

Quanto posso consumir?
Segundo a Associação Americana do Coração, mulheres não devem consumir mais do que 6 colheres de chá de açúcar por dia, e homens não devem ultrapassar 9 colheres de chá. Isto representa o açúcar usado para adoçar o café e também o açúcar presente em alimentos processados, como refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos, doces, balas, bolos, chocolates, pães.
Os açúcares naturalmente presentes na natureza, como o das frutas e legumes, ficam fora desta conta. Cuidado com o exagero ao consumir sucos de frutas, principalmente em substituição à água. Os sucos contêm açúcar da própria fruta e o excesso pode elevar a glicose no sangue e também o seu peso.





Não deixe de comentar comigo... vocês gostaram?
Vocês sabiam? Eu sabia do açúcar mas nem tanto de sal e gordura... hahaha.

Para saber mais sobre isso e conheça o site dele: www.ameocoracao.com.br

Beijinhos.

Nenhum comentário

Postar um comentário