15 abril 2014

O que faz bem ao coração?

Oi meninas-moças!

Eu trabalho na empresa e hoje teve DSS (Diálogos Semanais de Segurança), o assunto era fazer bem ao coração e eu gostei muito, então resolvi compartilhar com vocês!

O que faz bem ao coração?
Simples mudanças em alguns hábitos proporcionam ao seu coração todos os cuidados que ele merece. Confira os principais passos para ter um coração saudável. Além de prevenir doenças, você também pode viver mais e melhor!

O coração é o músculo mais importante do nosso corpo. A cada batida ele fornece oxigênio e nutrientes às células. Um coração saudável é fundamental para nossa saúde. Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares são fundamentais para manter o coração em forma, além de outros cuidados como não fumar, saber controlar o estresse e manter o peso.



1º passo - Mexe-se: Tudo de Bom!
As nossas atividades do dia a dia são cada vez mais sedentárias: trabalhar com o computador, subir e descer de elevador, apertar botões do celular, controle remoto e etc.

Isto faz com que menos calorias sejam gastas, além de favorecer a obesidade em todas as faixas etárias.

Vocês conhecem os benéficos da atividade física?
~> Reduz o colesterol ruim (o LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL);
~> Ajuda a manter o peso corporal, reduz a gordura corporal e fortalece a massa magra, ou seja, os músculos;
~> Mantém os níveis corretos de açúcar no sangue;
~> Promove a liberação de endorfinas, substâncias que proporciona prazer e bem-estar;
~> Melhora o desempenho intelectual e o raciocínio;
~> Ajuda no controle da ansiedade e do estresse;
~> Garante melhor qualidade de sono;
~> Melhora a autoestima.



2º passo - Evite o cigarro e o fumo passivo.
Fumar aumenta o risco de desenvolver um infarto e um AVC (Acidente Vascular Cerebral) popularmente conhecido como derrame. O cigarro dobra a chance de sofrer de doenças cardiovasculares. E não é só o coração que fica prejudicado: afeta também os pulmões, a bexiga e os pâncreas, aumentando o risco de diversos tipos de câncer.

Não fumar, mas conviver com um fumante, também pode ser perigoso. A fumaça liberada do cigarro, segundo estudos, pode ter 400 vezes mais nicotina do que a expirada pelo fumante. Portanto, o fumante passivo está exposto aos mesmos riscos que o ativo.

Abandonar o tabagismo é seguramente um grande desafio, mas são inúmeras as vantagens que vêm depois, principalmente as relacionadas com a prevenção de doenças do coração e câncer.



3º passo - Estresse: saiba controlar.
Quando a pessoa está sob um nível de estresse elevado, uma série de sintomas pode ocorrer:
~> aumentando da transpiração;
~> taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos)
~> liberação de alguns hormônios, como o cortisol - que podem elevar a pressão arterial;
~> ansiedade;
~> alteração do sono.

Quando muito frequente ou muito intenso, o estresse pode evoluir e causar alterações no organismo, facilitando o aparecimento ou o agravamento de doenças, principalmente as do coração.

Portanto, para que o estresse não atrapalhe sua qualidade de vida, lembre-se de desenvolver e aplicar técnicas como meditação, ioga, exercícios físicos, realização de atividades que dão prazer e também de planejar suas férias, pelo menos 1 vez por ano.

Lembre-se sempre de que é necessário conhecer seus
limites e não exigir demais de você mesmo.



4º passo - Seu coração responde ao que você come!
Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com pouca gordura, sal e açúcar beneficia o coração e evita:
~> o acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias;
~> a elevação da pressão arterial;
~> o aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Com isso, reduzimos o risco de doença coronariana.



E ai, vocês gostaram? Não pude deixar de compartilhar com vocês, né?
E como estão o coração de vocês? Vocês se alimentam direito? Pratica atividade físicas?
Eu como 3 em 3 horas, como pelo menos uma fruta por dia e jogo futebol... acho que o meu coraçãozinho está bem... hahaha.

Para saber mais sobre isso e conheça o site dele: www.ameocoracao.com.br

Beijinhos.

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