24 junho 2014

Dicas para Caminhada e Corrida

Oi pessoinhas!

Poucas pessoas sabem que eu fazia parte do grupo de corrida (não faço mais porque quebrei o pé) mas acho legal ajudar vocês, caso queriam entrar no grupo e não sabe como começar.

Para iniciar no esporte, toda pessoa que deseja iniciar uma atividade física, independente da idade, deve fazer uma avaliação. Mais do que uma formalidade, a avaliação é um instrumento que visa preservar a saúde das pessoas e oferecer segurança aos futuros atletas. Além do tradicional acompanhamento médico, também é recomendado que todo praticante de uma atividade física procure a devida orientação com um profissional da área, no intuito de evitar problemas.


Dicas para iniciar a Corrida / Caminhada

~> A caminhada é o melhor ponto de partida: A dica é iniciar andando cerca de 20 minutos, de 2 a 3 dias por semana. Um mês depois, inclua alguns minutos de trote em sua caminhada. Quando se sentir preparado, alterne a caminhada com a corrida.


~> Se você é sedentário ou está com sobrepeso: é indicado priorizar a caminhada nas primeiras 4 ou 6 semanas. A ideia é evitar uma sobrecarga em músculos e articulações.


~> Preparação física: É sempre recomendado associar a corrida a um programa de condicionamento físico, com atividades que excitem outros grupos musculares.


~> Tênis: Os tênis têm que ter amortecimento e devem ser adequados ao tipo de pisada: pronada (rotação para dentro na movimentação do calcanhar para a ponta), supinada (rotação para fora) e neutra (rotação para frente). Ainda sobre os tênis, vale lembrar que não se deve estrear um tênis numa corrida. um tênis não amaciado pode machucar seu pé e prejudicar seu desempenho.


~> Roupas: Recomenda-se o uso de roupas leves, além de meias especiais (que absorvem o suor e provocam menos fricção nos pés), além de tops, no caso de mulheres.


~> Acessórios: Caso você pratique exercícios no período da manhã, use óculos escuros, viseira ou boné, além, é claro, de protetor solar.


~> Hidratação: Uma pessoa perde, em média, 1 litro de líquido por hora de corrida. A recomendação é que antes de treino ou corrida, o atleta beba de 400 a 600 ml. Durante, a ideia é que a pessoa beba até 250 ml. Em provas de até 1 hora, não é necessário ingerir outros líquidos além de água.


~> Alimentação antes, durante e depois da prova: No dia anterior ao treino ou corrida, recomenda-se o consumo de carboidratos, presentes, por exemplo, em frutas, sucos, pães e massas. Esses alimentos também são indicados entre 2 e 3 horas antes da atividade. Durante a prova/treino, é importante que o corpo receba mais carboidratos, presentes em bebidas esportivas. Por fim, a alimentação pós treino deve conter proteínas e carboidratos.



Espero que tenha gostado das dicas... e tenha força e fé para começar a caminhada e/ou corrida! Quando começar, não para, continue treinando mesmo que tenha desanimado!

Beijinhos!

Nenhum comentário

Postar um comentário