22 julho 2014

Paz de espírito: já encontrou a sua?

Você sabia?
Cuidar das suas necessidades espirituais (e encontrar a tão falada paz de espírito)  é tão importante quanto zelar pelo seu físico, pois tem reflexos na vida como um todo e na saúde. Pesquisas recentes mostram que a prece e a meditação (vamos ensinar um método bem fácil para você começar a meditar) têm poder curativo e aumentam a capacidade do organismo se defender das doenças.

Você pode até dizer: “Falar é fácil, quero ver conseguir paz de espírito no meio da vida agitada que a gente leva, dos problemas, das dificuldades. Isso é coisa para monge ou guru.”


Nada disso. Conhece aquela minha frase preferida dizendo que “tudo acaba bem se ainda não está bem é porque não chegou ao fim”? Não quer dizer que na vida as coisas sempre dão certo e são um mar de rosas: a idéia é baseada no quanto se pode crescer com situações difícil e encontrar paz de espírito aprendendo a entrar em contato com você, ouvindo sua voz interior e se fortalecendo.


Converse com os amigos, ouça os colegas: você vai ouvir muitas histórias de como as pessoas descobrem novos e melhores caminhos em suas vidas quando passam por uma crise e sentem que precisam sair dela.


Cientistas das universidades de Bonn, na Alemanha, e de Adelaide, na Austrália, estão intrigados com o comportamento da flor de lótus, que brota no lodo, mas abre suas pétalas só depois de atingir a superfície, livre de toda a sujeira. Fazer brotar paz de espírito das crises e das perturbações também parece um contra-senso, mas é perfeitamente possível.


Onde ela está?
Pesquisadores, psicólogos, gurus, terapeutas e mestres da meditação são unanimes em afirmar que não se deve buscar paz de espírito nos métodos radicais, como seitas, mas dentro de nós mesmo.

E o jeito de achar essa paz muda de acordo com cada pessoa. Para algumas, pode ser um estado de descontração. Para outras, talvez esteja no alto de uma montanha, acampando sob o céu estrelado. Ou nas páginas de um livro, na vida mais simples, em uma viagem, em simplesmente respirar, meditar, pintar, organizar as energias, recuperar a auto estima, mudar de vida, rezar, sonhar.

“Já possuímos dentro de nós as substâncias por meio das quais, quando encontramos as condições corretas, podemos nos tornar seres totalmente iluminados”, diz Tenzyn Gyatso, o Dalai Lama.

Há milhares de definições do que seja paz de espírito e outros tantos caminhos para alcança-la. Para ajudar vocês nessa busca, na próxima semana e no outro post, “vou” ensinar uma técnica simples de meditação e falar um pouco sobre essa prática.


E vocês, já encontraram a sua paz de espirito??? Sei que não é fácil mas precisamos ter equilibro de vida todos os dias.

Espero que tenha gostado da matéria... beijos.

Nenhum comentário

Postar um comentário