04 novembro 2014

Para uma vida melhor: vença o sedentarismo!

Com as temperaturas elevadas no verão, a vontade de ficar mais tempo ao ar livre e usar roupas leves é uma grande motivação para iniciar ou recomeçar um programa de condicionamento físico.

Aproveite o clima para entrar em forma e ficar mais saudável. Você ainda ganha bem-estar e melhora a auto-estima.

Dar o primeiro passo pode parecer complicado. Elabore um plano de ação e estabeleça metas. Quão o seu desejo?

PERDER PESO?
TER MAIS DISPOSIÇÃO?
CUIDAR DA SAÚDE?
ALIVIAR O ESTRESSE?

Exercício já!
Se decidir investir em academia, procure uma perto do trabalho ou de casa para espantar a preguiça de se deslocar. Optando por caminhar ou andar de bicicleta, assuma o compromisso de 30 minutos diários.

Organize bem seus horários e não espere para começar (sabe aquela amiga que está sempre dizendo que vai se exercitar junto com você?). A escolha de realizar uma atividade física é toda sua!

Para quem tem pouco tempo disponível e não gosta de esportes, uma saída é mudar o estilo de vida, adaptando algumas atividades: experimente trocar o elevador pelas escadas, o carro pela caminhada. Mantenha o corpo sempre em movimento.

Saiba mais: a prática regular de uma atividade física:
- Diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e osteoporose;
- Prevenir o câncer, pois estimula as defesas do organismo;
- Melhora o sono, aliviando o estresse e as tensões pré-menstruais;
- Reduz a pressão arterial e os níveis de triglicérides e colesterol;
- Melhora o humor e a disposição física;
- Emagrece contribuindo para a auto-estima.

Perguntas mais frequentes e a Dra. Elisabete Almeida, Especialista em Qualidade de Vida, responde!

Quais as principais recomendações para quem quer iniciar uma atividade física?
Primeiro realizar um exame médico. A avaliação é importante para certificar as condições físicas (taxa de gordura, nível de flexibilidade, força muscular), e ajudar a descobrir qual a atividade mais adequada.

Existem restrições que impeçam a prática?
Em alguns casos, onde existem históricos de doença, é necessária uma analise criteriosa. Por exemplo: quem ter hérnia de disco pode estar contra-indicado para fazer musculação; constatando pressão alta, talvez seja preciso um tratamento com medicação antes de começar a pratica das atividades; quem tem osteoporose deve tomar cuidado com alguns exercícios, pois a queda pode ocasionar fraturas.

Porque o alongamento é tão importante?
Antes de se exercitar, ele aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos e articulações, preparando para as atividades. Depois de uma sessão de exercícios, relaxa os músculos, fazendo com que voltem ao fluxo sanguíneo normal rapidamente.

Quais as orientações médicas durante a prática de esportes?
Manter-se hidratado é um dos fatores indispensáveis, pois o organismo responde melhor à atividade além de controlar a temperatura e sudorese com mais facilidade. Os exercícios ao ar livre exigem cuidados redobrados. São fundamentais: o uso de protetor solar, chapéu/boné, óculos escuros, além de roupas intimas de algodão, pois absorvem melhor o suor.



Peguei essa matéria no blog da CPFL, achei legal compartilhar com vocês!

Beijinhos.

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