29 março 2015

Aids- É coisa séria!



Acho que é importantíssimo falar disso, conscientizar quantas pessoas for possível sobre os riscos que corremos por um simples descuido. Não tem idade para aprender a se cuidar e ficar ciente de doenças como a Aids, incurável.
Hoje em dia, existes milhares de palestras feitas em escolas, falando sobre isso...Mas vale a pena falar mais uma vez!

HIV e a AIDS - É a sigla em inglês para um vírus, mais conhecido como "Vírus da Imunodeficiência Humana", o que pode causar Aids. A doença pode demorar anos para se manifestar no corpo humano, porém a pessoa pode ser portadora do vírus mas não desenvolver a doença!
O HIV pode ser encontrado, no sangue, leite materno, secreção vaginal e esperma, nas pessoas portadoras do vírus. Pode ser transmitido pela relação sexual sem proteção, de mãe para filho durante a gravidez ou na amamentação, e uso de agulhas e seringas contaminadas.
Quando a Aids começa a se desenvolver, o vírus começa a destruir os chamados "glóbulos brancos" encontrados no organismo. No caso esses glóbulos fazem parte do sistema de defesa do organismo, e quando o vírus ataca os destrói, nisso a pessoa fica desprotegida correndo o risco de pegar várias doenças.


Como o HIV é transmitido:
  • Pelas relações sexuais sem camisinha, com alguém portador do vírus;
  • Pelo compartilhamento de agulhas e seringas;
  • De mãe para filho, seja durante a gravidez ou até mesmo na amamentação;
  • Transfusões de sangue, obtendo sangue contaminado pelo vírus;
  • E um dos casos menos prováveis, mas há chances do vírus ser transmitido também, é por materiais *perfurocortantes, sendo eles usados na aplicação de tatuagens, injeções, ou até mesmo em materiais utilizados em manicure ou barbeiro (alicates, lâminas, navalhas).
Lembrando: A Aids somente é transmitida por esses pontos citados acima. Portanto banho de piscina, sanitários, lugares e transportes públicos, não trazem nenhum risco de contaminação.

*são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.




Como evitar a Aids e o HIV:
  • Usando SEMPRE camisinha nas relações sexuais;
  • Não compartilhando agulhas ou seringas, usando materiais descartáveis (próprios e devidamente embalados); 
  • Recebendo somente transfusões de sangue TESTADO;
  • Evitando contato com materiais perfurocortantes não esterilizados corretamente. 

Aids não escolhe sua vítima, se prevenir não vai pegar!


Então não tenham vergonha de conscientizar as pessoas sobre isso, é muito importante, principalmente hoje em dia com pessoas que transmitem o vírus por pura maldade como temos visto, e pessoas desprevenidas sem conhecimento sendo contaminadas.

E vou deixar um desafio, muito fácil hein?!: Vocês falarem sobre isso no seu blog ou até mesmo rede social. E se fizerem podem mandar o link pela página no facebook, vou fazer questão de ler todos e agradecer. O porque disso né galera todo mundo já sabe! Não tenha vergonha, lembrem-se "Uma pequena atitude, pode mudar o mundo" ou melhor "Uma pequena atitude, pode mudar uma vida"! Conto com vocês ♥


-Carol Belomo

Um comentário

  1. Isso aeh. Se preveni é o certo e é o que todos devem fazer, porque as DSTs estão aí e não tão pra brincadeira e é algo serio mesmo.

    Xeruuh amoree

    blogkleidenaira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir