23 setembro 2015

25 de Setembro – Dia Mundial do Coração

O “Dia Mundial do Coração”, comemorado no dia 25 de setembro, é uma data importante para lembrar a todos da necessidade de se cuidar desse órgão vital.
As doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, são a principal causa de morte em todo o mundo. Estima-se que elas causem 17,3 milhões de mortes por ano.

A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção, através da adoção de hábitos de vidas saudáveis. Veja abaixo algumas dicas:

- Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas. Reduza a ingestão de gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.

- Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista.

- Diga não ao Stress! Cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Aulas de Yoga, alongamento e dança são excelentes opções.

- Fim ao tabagismo. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar.

- Visite periodicamente seu médico. Manter bons níveis de pressão arterial, glicose e colesterol são essenciais para a saúde do seu coração.

Cuide-se bem para viver mais e melhor. Nunca é tarde para começar. O seu coração agradece.

3 comentários

  1. Um dos órgãos mais importantes, o cérebro também.
    Fazer exames anualmente é uma boa, mantê-lo bem e essencial.
    Muito bom o post flor. Xeruh!!! :D

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Tais.
    Não sabia que dia 25 era o dia do coração.

    Infelizmente com essa correria, cuidamos super pouco dele, né? É a correria, estresse, sedentarismo, alimentação rápida e nem um pouco saudável. Mas é super importante essas dicas que você passou. =)

    Beijinhos! =*
    http://borboletaasrosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir